2 de dezembro de 2020

Dia da Implantação dos Gambuzinos

 

Fosse o 1 de Abril e com naturalidade passava por uma mentira própria da tradição do dia. Mas não! Era o 1º de Dezembro, que a escola nos ensinou como sendo uma importante data (1 de Dezembro de 1640) da nossa História, já que depois de 60 anos sob domínio de Espanha, Portugal conseguiu restaurar a sua independência. É assim um dos feriados ligados à nossa História.

Mas se isso é ponto assente, parece que estas coisas da História e suas datas e efemérides cada vez mais andam esquecidas e daí em nada surpreender que a SIC mantivesse durante largos minutos a informação em roda-pé (oráculo) de que a cerimónia que então cobria se referia à comemoração da Implantação da República. Ou seja, para a SIC estávamos em 5 de Outubro.

Comentários para quê? O ridículo e a falta de profissionalismo andam de mãos dadas e por estes tempos é coisa normal. Não foi uma gralha ou lapso de quem escreveu o título, mas apenas pura ignorância. Mas até aposto que largos milhares de tele-espectadores do canal nem notaram diferença, nem mesmo se a referência fosse à comemoração do Dia da Implantação dos Gambuzinos. 

A coisa aconteceu há um ano, em 1 de Dezembro de 2019.