3 de dezembro de 2020

A rotunda parideira de acidentes

E pronto! Mais um acidente, hoje, na rotunda da Cruz de Ferro! Já se perdeu a conta ao número de acidentes desde que foi construída. Felizmente e quase sempre é apenas chapa amassada, mas obviamente com prejuízos para os intervenientes e os naturais transtornos. 

Devem estar "orgulhosos" o autor do projecto e quem o aprovou e mandou executar. De facto, uma rotunda que possibilita a circulação em linha recta e sem qualquer inflecção para o centro, obrigando a contornar e com isso a reduzir a velocidade não ajuda em nada à segurança. 

A meu ver, seria fácil a solução para resolver de forma substancial o número de acidentes. Conforme o esquema na imagem acima, bastaria que o passeio na direita de quem circula no sentido Corga/Caldas de S. Jorge fosse realizado de forma a direccionar o trânsito para o centro da rotunda, obrigando assim a contornar e a reduzir a velocidade. 

É certo que na maioria dos casos o acidente ocorre por falta de atenção de uns e excesso de velocidade de outros, mas se a rotunda fosse tecnicamente bem concebida resolveria muito do incumprimento por parte de alguns "pilotos de fórmula 1".

Porque ninguém vai "mexer uma palha" no sentido de resolver o problema, vamos, pois, continuar a ver mais do mesmo. Esperemos que nunca venha a ocorrer uma morte por algo que seria tão fácil e barato resolver.