3 de março de 2021

Rua de Trás-os-Lagos a escoar

Em meados de Fevereiro último, publiquei neste espaço uma nota sobre a situação de problema de escoamento de águas pluviais no fundo da Rua de Trás-os-Lagos, em Casaldaça, a qual comportava problemas na circulação de veículos e pessoas e sobretudo para a habitação confrontante já que a água ali se depositava num grande lago e por excesso entrava na Cave com os naturais prejuízos e incómodos.

Não creio que a publicação de tal nota tenha tido qualquer efeito, mas certamente por alguma diligência da proprietária. Certo é que, creio que na semana passada, o pessoal da Junta da União de Freguesias pôs mãos-à-obra e procedeu à limpeza e desassoreamento das respectivas sargetas, pelo que por enquanto, à falta de mais chuva para testar, a coisa parece ter ficado remediada e a água está a ser encaminhada para a ribeira ao lado.

É pois, positiva e de realçar a intervenção da Junta, mas é pena que estas coisas funcionem reactivamente e não activamente. A limpeza das sargetas sobretudo em pontos críticos, que são conhecidos porque recorrentes, deveria ser feita todos os anos e com regularidade e não apenas pontual e tardiamente já depois de muitos inconvenientes.