2 de agosto de 2021

Afinal havia outro....

A propósito das Eleições Autárquicas marcadas para 26 de Setembro próximo, há dias noticiamos aqui que Joaquim Santos, ex-presidente de Junta da Freguesia de Guisande e actual presidente do Centro Social de Guisande, tinha sido escolhido para integrar a lista concorrente pelo PSD na União das Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, como candidato ao cargo de tesoureiro. Uma situação normal e esperada e que certamente, em caso de eleição, corresponderia a um bom representante para Guisande, porque dela conhecedor. Tomou parte, inclusive, na sessão de apresentação das listas do partido a nível concelhio e foi mesmo tirar as fotos oficiais para a campanha.

Pois bem, ainda sem conhecer oficialmente o alinhamento definitivo da lista, parece que as coisas deram uma reviravolta e, "chamando os bois pelos nomes", o Joaquim Santos foi "afastado" da lista, de tesoureiro para vogal e pouco depois foi mesmo "encaminhado" para a porta de saída. Mesmo admitindo a a sua eventual concordância ou um "encolher de ombros" face a este saneamento, para, compreensivelmente num sentido de responsabilidade para com o partido, não levantar ondas nem agitar as águas numa fase crucial, todo este filme é exibido com um mau argumento num misto de drama e comédia.

Falta confirmar oficialmente o que se sabe oficiosamente, mas esperemos que não se confirme a saída do Joaquim Santos, pois para além de "um tiro no pé", esta situação pode ser interpretada pelo eleitorado como um desrespeito que, a somar ao quase total ostracismo a que foi votada a freguesia neste mandato, trará óbvias dificuldades à lista do PSD em justificar esta situação. Mais do que justificar, convencer.

Vamos aguardar pela confirmação desta estranha situação, mas numa primeira impressão parece haver contornos no mínimo "estranhos" e a carecerem de boas explicações. O eleitorado, particularmente o do PSD, merecerá isso. É que a confirmar-se, nem quem afastou nem quem foi afastado ficará bem nesta fotografia.

Na eventualidade da "saída" se confirmar, espera-se que o lugar seja preenchido por alguém bem conhecedor da freguesia e, naturalmente, candidato à função de secretário ou tesoureiro. O contrário, será piorar ainda mais a situação e acentuar a desconsideração para com a  freguesia, tão ostracizada neste último mandato.