12 de agosto de 2021

Sinais de fumo...


A pouco mais de um mês das próximas eleições autárquicas, os partidos concorrentes aos diferentes órgãos, nomeadamente para as Juntas/Assembleias de Freguesia, têm já definidos os candidatos e listas e estas já entregues no Tribunal.

Por conseguinte, estamos em tempo de plena pré-campanha. Mas de um modo geral, e particularmente cá pelo nosso concelho e União de Freguesias, nem parece. Tudo ainda muito pouco divulgado e para além de alguns cabeças-de-listas, alguns apenas de forma oficiosa, pouco ou nada se sabe. 

Mesmo fazendo uma pesquisa pela internet e pelas redes sociais, ferramentas indispensáveis a quem nos tempos actuais pretende comunicar e transmitir ideias e programas, a coisa é quase inexistente e por isso quase totalmente desaproveitada. 

Mas este alheamento das forças políticas e alguns candidatos às redes sociais tem razão de ser: É que muitas das figuras que agora são candidatos não gostam de se expor porque se as redes sociais são uma ferramenta poderosa, são, em sentido proporcionalmente inverso, um foco de críticas, ofensas e mal-dizer, muitas vezes a roçar o ataque pessoal. E isto ainda é mais duro quando alguns dos candidatos têm atrás de si heranças de que pouco se possam orgulhar e de missão quase impossível justificar o marasmo. Assim fogem desse confronto social como o diabo da cruz.

Não surpreende, pois, que não se veja páginas nas redes sociais associadas à maior parte dos candidatos e respectivas listas, ou mesmo às forças partidárias por quem concorrem. Por exemplo: O Facebook do PSD-Feira tem a última actualização em 10 de Junho último, o que se espanta tendo em conta que o partido não costuma brincar em serviço no que às campanhas eleitorais diz respeito. Por sua vez o PS - Feira tem-se mostrado mais activo, com uma linha orientadora e tem conteúdos mais recentes e publicados com alguma frequência, mas mesmo assim pouco dinâmico para quem quer "assaltar" o poder. 

Cá pelas proximidades, as páginas do PSD no Facebook são aves raras ou mesmo extintas como o dódó da Maurícia. Já o PS, sem deslumbrar, parece ter mais presença e marca pontos na rede social Facebook, nomeadamente na União das Freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros, com uma lista forte encabeças pelo ex-deputado da Assembleia da República, António Cardoso e Pedro Castro Silva. que sob o slogan "Mudança Segura" prometem tomar o poder nessa União de Freguesias. Quanto ao Facebook do PS - Lobão, nos últimos quinze dias apenas uma imagem de slogan com os candidatos (À Junta e Câmara) David Neves e Márcio Correia. É pouco, mas mais que o PSD local de que não se vislumbra qualquer sinal.

Pela "nossa" União de Freguesias, salvo o caso do Facebook do PS - Lobão, ainda não consegui descortinar páginas pessoais relacionadas aos candidatos, suas campanhas ou aos seus partidos. Para além dos motivos atrás expostos, há ainda entre alguns candidatos muita iliteracia no uso das ferramentas tecnológicas e de modo particular nas redes sociais.

Assim sendo, na era do foguetão e das viagens espaciais, e no imenso mar de ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, parece que maioria dos nossos candidatos e forças politicas preferem comunicar com sinais de fumos. Sempre é menos arriscado andar pela calada da noite a enfiar propaganda nas caixas de correio ou, então, ao monte, a distribuir programas com esferográficas e outros brindes a propalar a "mais proximidade com as pessoas" e "fazer mais obra"