3 de outubro de 2021

Tomada de posse do novo pároco

A paróquia de S. Mamede de Guisande tem a partir de hoje um novo pároco, o Pe. António Jorge Correia de Oliveira, que desempenhará igual função nas paróquias vizinhas de Pigeiros e Caldas de S. Jorge. Será assim uma paroquialidade dividida ou partilhada.

A tomada de posse ocorreu na manhã de hoje, Domingo, com celebração de missa solene em que para além do novo pároco concelebraram o Pe. Arnaldo Farinha e o Vigário Pe. José Carlos Teixeira Ribeiro. Ajudou na celebração o diácono António Avelino.

Na assembleia, para além da participação da comunidade guisandense e seus diferentes grupos e movimentos, marcaram presença o presidente da Câmara, Dr. Emídio Sousa e o presidente da Junta da União de Freguesias, José Henriques.

Para o novo pároco, votos de uma missão repleta de bênçãos  e que a mesma seja frutuosa espiritual e socialmente para a comunidade e que seja sempre factor de unidade e congregação.

Ao Pe. Arnaldo Farinha, que cessa funções, um agradecimento comunitário pela missão que durante os últimos anos, sete dos quais como pároco, desempenhou em Guisande, e que agora, por força de novo rumo no seu sacerdócio, termina. Ficará no nosso país em formação até aproximadamente ao início do próximo ano, regressando depois ao seu país, Angola, e à sua Diocese de Benguela, onde desempenhará funções na respectiva Cúria. Votos de uma missão plena ao serviço da Igreja e do seu povo irmão neste nova fase da sua vida sacerdotal.

[fotos: E. Sousa, Conceição Santos e Zeza Fontes]

Sobre o Pe. António Jorge Correia de Oliveira - Alguns dados biográficos e de percurso formativo e de sacerdócio:

O Pe. António Jorge nasceu em Cepêlos - Vale de Cambra, em 24 de Outubro de 1968

Frequenteou a Telescola do Casal (Cepelos – Vale de Cambra)

Ensino Secundário

Seminário dos Missionários Combonianos (Maia)

Seminário dos Missionários Combonianos (Viseu)

Seminário Menor de São José (Fornos de Algodres – Viseu)

Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição (Viseu)

Seminário Maior

Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição (Viseu)

Seminário Maior da Sé (Porto)

Universidade Católica Portuguesa – Porto

Frequentou e concluiu o Curso de Licenciatura em Teologia nos Anos 1991/93

No ano de 1993/94 frequentou e concluiu a Pós-Graduação em Teologia Pastoral

No ano de 1994/95 realizou o Estágio Pastoral na Paróquia do Santíssimo Sacramento – Porto

É ordenado sacerdote em 09 de Julho de 1995.

A 25 de Julho de 1995 é nomeado Pároco da Paróquia do Divino Salvador de Real, Divino Salvador de Castelões e São Romão de Carvalhosa. Tomou posse a 8 de Outubro de 1995.

A 24 de Julho de 2003 é nomeado Pároco da Paróquia de Santa Eulália de Banho. Tomou posse a 24 de Agosto de 2003.

A 25 de Julho de 2014 é nomeado Pároco da Paróquia de São Pedro de Ataíde e São Paio de Oliveira. Tomou posse a 12 Outubro de 2014.

A 20 de Julho de 2011 (Triénio 2011-2014) é nomeado Adjunto do Vigário da Vara da Vigararia de Amarante – Região Pastoral Nascente.

A 28 de Outubro de 2014 (Triénio 2014-2017) é nomeado Vigário da Vara da Vigaria de Amarante – Região Pastoral Nascente.

A 21 de Junho de 2018 (Triénio 2018-2021) é nomeado Vigário da Vara da Vigaria de Amarante – Região Pastoral Nascente.

Em Março de 2001 é nomeado Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã, Amarante.

Em Abril de 2002 – Presidente do Centro Social e Cultural da Paroquia Divino Salvador de Real, Instituição Particular de Solidariedade Social.

A 30 de Julho de 2007 é nomeado Assistente do Núcleo Este do CNE que engloba os Concelhos de Baião, Amarante, Felgueiras, Penafiel, Marco de Canaveses, Paredes e Paços de Ferreira.

Em 22 de Julho de 2021 é nomeado pelo Bispo do Porto como Pároco de Caldas de S. Jorge (S. Jorge), Guisande (S. Mamede) e Pigeiros (Nª Srª da Assunção), da VigaraVigararia de Santa Maria da Feira, sendo dispensado dos múnus anteriores.

Em 03 de Outubro de 2021 toma posse como pároco das paróquias de S. Mamede de Guisande, Senhora da Assunção de Pigeiros e Caldas de S. Jorge.