3 de dezembro de 2021

Pe. António Santiago - Pedido para a Missa Nova

 


O documento acima, existente no acervo de velhos papéis da paróquia, é importante e interessante. Trata-se de um requerimento datado de 7 de Agosto de 1961, dirigido ao Bispo do Porto por parte do Pe. António Alves de Pinho Santiago, a pedir autorização para celebrar a sua Missa Nova, no dia 15 de Agosto de 1961, acompanhada pela Banda Musical de S. Tiago de Lobão, com sermão pelo guisandense Pe. José Pereira de Oliveira, da Congregação do Espírito Santo, e exposição solene do Santíssimo no final da missa, bem como a poder continuar a celebrar o santo sacrifício da Missa desde esse dia em diante.

O pedido naturalmente foi deferido, dando-se a curiosidade de lhe ter sido concedida a autorização para poder celebrar durante vinte dias. Certamente que depois com a autorização definitiva logo que nomeado pároco, já que nesse mesmo ano de 1961 recebe do seu Bispo a nomeação para coadjutor da paróquia de Lourosa, concelho de Vila da Feira, onde permaneceu durante dois anos.

Em 30 de Agosto de 1963 foi nomeado pároco de Santa Marinha de Palmaz, concelho de Oliveira de Azeméis. Anos mais tarde, em 1993, ficou também com a responsabilidade da paróquia vizinha de Travanca, no mesmo concelho.

Com a graça de Deus, ainda que debilitado de saúde, continua entre nós!