6 de janeiro de 2022

Importa não esquecer

Ouvir Catarina Martins esgrimir com Rui Rio a questão da prisão perpétua, não deixa de ser interessante e paradoxal. 

Concordemos que a justiça não pode ser vingança, mas também não pode ser um ninho de acolhimento de terroristas, como os fascínoras da FP 25 de Abril, que em rigor nunca cumpriram as penas pelos crimes de sangue, incluindo o assassínio de um bébé.

Alguns desses operacionais encontraram ninho no Bloco de Esquerda. Ainda andam por lá! 

Otelo, um terrorista sofisticado, morreu para muitos como um herói nacional. É certo e indesmentível que foi importante o seu papel nos aconteciemntos da revolução de 25 de Abril de 1974 que levaram à queda da ditatura de Direita mas depois o seu caminho tornou-se demasiado tortuosos e pretendia levar a uma ditadura de Esquerda. Não o conseguindo pela via democrática enveredou pela da criminalidade e terrorismo.

Por conseguinte o seu papel na revolução tem que ser reconhecido mas não pode ofuscar ou suplantar todo o seu posterior percurso nomeadamente o que teve na organização terrorista FP-25 de Abril, com graves crimes de sangue dos quais em rigor nunca foi feita justiça, tanto para os criminosos como para as vítimas.

A amnistia soarista foi uma coisa lastimável e vergonhosa em nome de uma certa necessidade de apaziguamento da sociedade. Convinha ao regime fazer de conta que tudo aquilo nunca aconteceu. Optou-se pela erosão de todo o processo e as picadas no balão para que aos poucos fosse esvaziando. 

Tal como do facismo e seu intérpretes, importa igualmente não esquecer. O seu a seu dono e cada coisa no seu lugar.