21 de fevereiro de 2022

Acudam, que é lobo...(ou talvez não)

No contexto do conflito ou tensão militar entre a Rússia e a Ucrânia, que vai marcando os dias, parece-me que a postura dos Estados Unidos e do seu presidente não me parece a mais adequada. Tem estado literalmente a replicar a fábula de "Pedro e o lobo" e com ela a marcar dias para a invasão, que era para ser na Quarta-Feira mas que agora pode acontecer na Quinta-Feira, ou, se calhar, no Sábado ou mesmo apenas para a semana.  Mas que a coisa está decidida, está, dizem!

Sinceramente não percebo esta tática de adivinhação, em vez de se partir para uma negociação diplomática credível e que sirva ambas as partes e sem atitudes de prognóstico de totobola. 

Porventura com ela, a táctica,  pretendem os americanos que Putin se sinta intimidado a invadir  sob pena de não querer dar razão aos adivinhos da Casa Branca. Parece-me evidente que a haver o propósito de invasão ela poderá ocorrer naturalmete em qualquer altura, independentemente da agenda anunciada pelos Estados Unidos. Ou seja, um dia o lobo vai mesmo atacar as ovelhas e aí já ninguém dará credibilidade ao Pedro Biden americano.

A ver vamos!