17 de março de 2022

A guerra e a saúde mental

Ontem, num qualquer canal de televisão, a propósito desta guerra que a Rússsia está a impor à Ucrânia de forma devastadora, atacando de forma indiscriminada alvos civis, numa tática de puro terror, uma técnica chamava a atenção para os problemas mentais e psicológicos que acabarão por afectar toda a população ucraniana, sobretudo crianças, mas também todos nós que assistimos por fora e que estamos a ser bombardeados com imagens desse terror e horror. De algum modo, pela injustiça e total injustificação da invsão, tendemos naturalmente a tomar os papéis e estados de alma dessa gente.

Coincidência, ou não, certo é que nesta noite acabei por ter sonhos relacionados a essa guerra e à sua destruição e morte. Naturalmente não serei caso único.

Neste contexto, enquanto pessoas interessadas no acompanhamento da guerra e das suas consequências, torna-se necessário tentar um equilíbrio entre o nosso interesse pela informação mas também não fazer disso uma dependência. 

Claro está que cabe às diferentes televisões que cobrem diariamente a guerra que o façam de forma igualmente equilibrada, sem excessos para além do razoável. Uma cobertura excessiva com enfoque em aspectos de morte e dramas, que sabemos que são reais face ao contexto, não ajuda muito. Num exemplo desse exagero, como de resto noutros, a CM TV dá cartas e estará a contribuir para a degradação da nossa saúde mental. 

Importará assim, a cada um, mediar na justa medida o interesse na informação mas procurando filtrar o adequado e o acessório. Acompanhar as notícias e reprotagens de forma intensa, a toda a hora, não ajuda.