28 de março de 2022

De cima para baixo

 



Bem antes do aparecimento dessa fantástica ferramente, o Google Maps, que surgiu em  2005, e depois os derivados concorrentes, já eu tinha fotografia aérea de Guisande. Estávamos em 1993. Parece que foi ontem mas já há quase trinta anos.

Analisando, o conjunto de 6 fotogramas na escala 1/5000, consegue-se perceber muitas das alterações ao nosso território. E quase custa a crer que numa freguesia tão pequena, com apenas e aproximadamente 4,50 Km2, as mudanças tenham sido tão profundas, desde logo, de forma marcante e indelével, a construção do monstro da auto-estrada A32 que a cicatriza de cima a baixo e ainda esse parque de diversões electromagnético que é a Sub-Estação eléctrica da REN.

Dirão que é o progresso. Seguramente, com tudo o que isso possa significar, mas não necessariamente o da terra em que se implantam, porque apenas usada e abusada.

As coisas são como são e não há volta a dar se queremos encurtar o tempo, Mas pelo menos importará sempre que a memória não se apague ou amacie.