13 de setembro de 2022

Figura pública é outro campeonato

O Hélder Reis, da RTP, parece-me um bom profissional e acredito que o reconhecimento por parte do município ovarense faça algum sentido.

Mas, mesmo no uso da sua modéstia, tem razão quando à pergunta sobre o seu merecimento, respondeu que "...não, porque há tanta gente a fazer mais pela terra".

Mas todos sabemos que as Câmaras Municipais de um modo geral são óptimas a reconhecer e a lisonjear as figuras públicas, com alguma fama, em detrimento de tanta e boa gente que de uma ou outra forma se dedica ao concelho e às suas freguesias, às suas associações, movimentos cívicos e culturais.

Essas pessoas, anónimas, continuarão anónimas e sem reconhecimentos ou medalhas de mérito, porque o mediatismo vive destas coisas, porque dá mais voz, e tempo de antena, não tanto às figuras públicas homenageadas, porque não precisariam dessa exposição suplementar, mas sobretudo a quem as promove. O pessoal das Câmaras gostam de se fazer fotografar junto de quem é mediático.

Hélder Reis, para além do seu mérito pessoal, como bom profissional, teve o mérito de ser figura pública. Bastou-lhe isso!