23 de setembro de 2022

Trilhos e comunicação

Das largas dezenas de bons trilhos que com amigos tenho percorrido, uns marcados, outros apenas seguidos por mapa e sentido de navegação, várias vezes reporto às Câmaras Municipais, Juntas e responsáveis por essas rotas, para alguns aspectos sobretudo os ligados à manutenção, segurança e limpeza. E posso dizer que de vários contactos nunca recebi sequer resposta.

Neste sentido fiquei agradado com a rapidez, simpatia e prontidão da Câmara Municipal de Sever do Vouga a responder a um meu contacto em que para além de elogiar a qualidade de alguns dos trilhos nesses município, alertava para algumas questões de segurança bem como questionava sobre outro trilho que pretendo fazer mas do qual tinha ouvido recentes comentários de que estaria a precisar de limpeza e manutenção já que tendo cerca de 1,5 Km em passadiço junto a um rio, havia uma parte que tinha colapsado.

Pois bem, a técnica respondeu rapidamente falou com o presidente da Junta local que mandou gente ao local e de facto constatou que o mesmo estava com problemas de segurança. Que iriam resolver rapidamente pelo que eu deveria adiar a caminhada, ficando de me informar logo que o mesmo estive transitável.

E assim damos connosco a perceber que de facto há ainda muito défice de prontidão e atenção das entidades para com os cidadão, que há muitos trilhos oficiais que depois de implementados são esquecidos e abandonados na sua limpeza e manutenção regulares, mas há ainda gente atenta, simpática e prestável.

Nesta como noutras coisas nem tudo está bem, mas nem tudo está mal.

Bem haja a Câmara de Sever do Vouga pela boa comunicação, porque dessa forma é chamar pessoas ao município, dar-lhes a conhecer os seus lugares, as suas gentes e património e em contrapartida levando os visitantes a utilizarem os serviços, o comércio e os restaurantes.

Infelizmente esta atenção e consideração não é de todo a norma nalguns municípios.