12 de fevereiro de 2023

O sermão da montanha sempre actual

Neste 6º Domingo do Tempo Comum - Ano A, o Evangelho remete-nos para o Sermão da Montanha, feito por Jesus à multidão que o seguia. Esta parte é uma das passagens mais importantes do Novo Testamento, registada em 3 dos 4  evangelhos (deMateus, Marcos e Lucas). Nele, Jesus apresenta seu ensinamento moral e espiritual a uma multidão de pessoas que o seguiam.

Do ponto de vista teológico, o Sermão da Montanha é considerado uma das mais claras expressões da ética cristã e do reino de Deus anunciado por Jesus. Nele, Jesus apresenta aos seus seguidores a importância da paz, da justiça, da misericórdia, da fé e do amor ao próximo. Além disso, o Sermão da Montanha também apresenta o conceito de perdão, o papel da oração e a importância de viver de acordo com a vontade de Deus.

Do ponto de vista geral, o Sermão da Montanha é considerado uma das mais importantes passagens da literatura mundial. Ele tem sido estudado e debatido por filósofos, teólogos e pensadores ao longo dos séculos e continua a ser uma fonte de inspiração e orientação para muitas pessoas de todo o mundo.

Em resumo, o Sermão da Montanha é uma das mais ricas e significativas expressões do ensinamento de Jesus e uma fonte importante de orientação moral e espiritual para o cristianismo e para a humanidade em geral.