5 de junho de 2023

Segunda-Feira, dia de S. Bonifácio

Não fui ao evento das colectividades da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, designado de "Corga da Moura" que decorreu neste fim-de-semana em Gião. Diz quem foi, que esteve muito bem participado e a coisa estava mais bem arranjada e enquadrada do que na primeira edição do ano anterior. O tempo não esteve nada a condizer com o que se espera para estes eventos, sol e calor, mas nunca pior.

É bom que a União tenha assim um evento amplo e concorrido e que sirva para mostrar e apoiar o associativismo e grupos do território. Por uma questão de igualdade, seria interessante que em cada ano ocorresse numa das diferentes quatro unidades da União, mas já se percebe que a coisa não vai por aí e vai ficar por ali. Mas reconheço que há vantagens no local e permite rotinar aspectos da organização e logística de edição para edição.

Do programa musical parece-me excessivamente talhado para os mais jovens e que de resto parece ter absorvido o evento "Young Fest". Nada contra por princípio, mas para os mais velhos, como eu, para além de depararem com nomes que não conhecem e representativos de estilos que porventura não apreciam, terão que levar todos os anos com os mesmos ranchos e as mesmas concertinas. Por mais valor que queiramos dar ao que é nosso, "comer" sempre do mesmo enjoa.

Em alternativa fui de visita ao renovado parque das Termas das Caldas de S. Jorge. No geral, como já escrevi no artigo anterior, gostei do resultado. Musicalmente não cheguei a saber o nome de quem ali actuava, mas num registo acústico e muito intimista sem dúvida que tinha muita qualidade e a demonstrar que não é de todo preciso muito aparato de luz, som e palco gigante para bons espectáculos. A assistência não era muita mas percebia-se que estava a gostar. 

Quanto a São Bonifácio, também conhecido como São Bonifácio de Mogúncia ou São Bonifácio, o Apóstolo dos Germanos, foi um missionário cristão e mártir que viveu no século VIII. Terá nascido pelo do ano 675 na Inglaterra e recebeu o nome de Wynfrith. Ingressou na vida monástica e foi ordenado padre.

Bonifácio é conhecido por seu trabalho missionário na Europa continental, especialmente entre os povos germânicos. Ele viajou para a Germânia (região que englobava a Alemanha atual) com o objetivo de converter os pagãos ao cristianismo. Ele estabeleceu várias dioceses, fundou mosteiros e organizou igrejas, desempenhando um papel fundamental na cristianização dessas regiões.

Bonifácio também foi um reformador da Igreja e um defensor da disciplina eclesiástica. Ele trabalhou para erradicar práticas pagãs e unificar as diferentes tradições cristãs da época. Além disso, Bonifácio foi nomeado arcebispo de Mogúncia e desempenhou um papel importante na reforma da Igreja na França e na Alemanha.

São Bonifácio foi martirizado em 754 durante uma missão na Frísia, região que compreende atualmente partes da Holanda e da Alemanha. Ele foi assassinado junto com 52 de seus companheiros por um grupo de pagãos enquanto realizava uma cerimônia de confirmação. Ele é considerado um mártir e um dos principais santos padroeiros da Alemanha.

Boa Segunda-Feira!