30 de julho de 2023

Festa do Viso 2023 - Noitada de Sábado

Excelente noitada de Sábado na nossa Festa do Viso, em honra de Nossa Senhora da Boa Fortuna e Santo António. Um excelente músico, Pedro Piaf, seguindo-se a Banda Remember, de tributo à música das décadas de 80 e 90 com passagem pelos 70. Surpreenderam-me pela positiva, pela qualidade dos músicos e do vocalista. Conseguiram envolver num clima contagiante diferentes gerações com músicas que já são intemporais.

Parece-me que este é um bom exemplo de que é possível fazer boas noitadas com qualidade e a preços justos. Nem sempre colocar como cabeça-de-cartaz um qualquer popular cantor pimba, resulta numa festa de arromba. Para lá da multidão,  música vulgar e recheada de ordinarices camufladas ou de segundas intenções, está uma coisa que deve ser sempre tida em conta, a qualidade da própria música e dos seus intérpretes.

Eu não sei como foi na freguesia vizinha, onde terá actuado um certo Malhoa, que há quase 60 anos anda a malhar em mais do mesmo em música de qualidade duvidosa mas de gosto fácil, a apertar com elas, a ajoelhar para rezar e com as 24 rosas já murchas. Mas veste umas roupas coloridas, mete gel no resto do cabelo e faz de conta que ainda tem a idade que tinha quando passou na nossa Festa do Viso há pelo menos 40 anos. Não me custa acreditar que tenha tido por lá o dobro ou triplo da assistência que por cá tiveram os fantásticos Remember, mas ainda bem, porque assim a coisa ficou filtrada e mais limpa. De resto há tempo e lugar para todos os estilos e gostos. A nossa noitada, essa foi memorável, com casa quase cheia, gente a divertir-se, mesmo que com muitos apenas a ver, mas ficou o bom clima. De nossa parte ficou a pena de ter que deixar o bonito arraial pela meia noite para ir apanhar as peregrinas da Jornada Mundial da Juventude que chegavam cansadas da jornada de ontem no Porto.

Por conseguinte, a noite de ontem foi bem melhor do que a de Sexta-Feira já que para além do tempo menos agradável, a meu ver algo não funcionou nas opções do programa, ao colocar-se, e repetir o mesmo erro do ano passado, um comediante a debitar umas merdas e umas caralhadas em frente à capela, quebrando o ritmo musical à festa. Foi pena, e quando alguém no palco lá pela meia noite começou a meter discos já meia casa tinha dado de frosques. Ainda bem que por lá ainda estavam muitos dos jovens que pelas nossas paróquias estão em pré-jornadas da juventude. Salvou-se assim parte da noite.

Ainda bem que neste Sábado foi reposta a normalidade e equilibradas as coisas. Parabéns à Comissão de Festas por esta boa surpresa e aposta da Banda Remember. E já agora, pela excelente barraquinha repleta de boas opções para além da tradicional cerveja. Bem hajam e a todos quantos ali ajudavam numa azáfama constante.