1 de agosto de 2023

Momentos marcantes...

Não sendo, para o caso, importante a identificação, fica aqui, no entanto, o agradecimento das jovens peregrinas alemãs de origem vietnamita, acolhidas cá em casa, em resposta ao também nosso agradecimento e despedida na expectativa de que a sua experiencia entre nós pudesse ter sido plenamente enriquecedora:

"Américo e Preciosa, nós é que devemos agradecer a vocês.

Por concordarem em nos receber sem nem mesmo saberem quem viria, por nos acolherem de braços abertos e permitirem que conhecêssemos seus amigos e familiares.

Foi fascinante aprender, comer e celebrar a cultura. É muito diferente do que estamos acostumados, mas ainda assim conseguimos aproveitar tudo graças a você.

Tivemos um ótimo tempo e esperamos visitar Portugal novamente no futuro. Seria maravilhoso nos vermos novamente.

Do nosso lado, se você algum dia quiser visitar a Alemanha, nós te receberemos de braços abertos.

Devido à nossa herança vietnamita, você também teria a oportunidade de conhecer duas culturas diferentes enquanto estiver lá, então se você quiser fazer a viagem, com certeza valerá a pena.

Mais uma vez, obrigado por nos proporcionar um lugar para descansar e recarregar as energias, por nos dar a oportunidade de conhecer e aprender sobre sua cultura.

Foi realmente uma experiência única na vida. Obrigado.

Desejamos e rezamos por sua saúde, que os momentos felizes sejam sempre longos e os momentos difíceis sejam curtos."

Em resumo, creio que este agradecimento é sincero e revelador da importância que as pré-jornadas da JMJ 2023, nomeadamente os momentos vividos com as famílias de acolhimento, tiveram para os jovens envolvidos.

Creio ser importante este testemunho, que certamente não será diferente do de qualquer um dos mais de 100 jovens que passaram pela nossa comunidade inter-paroquial, e quiçá os que estiveram espalhados por todo o nosso país e regiões autónomas, e que em muito ajuda a perceber o que de positivo se revelou para ambas as partes, mesmo que, conforme já por aqui escrevi em jeito de resumo,  tivesse sido possível fazer diferente.