10 de setembro de 2023

Carreira de moinhos da Pena - Codal - Vale de Cambra

 

Um sítio muito interessante, no lugar da Pena, na freguesia de Codal, município de Vale de Cambra, um bom testemunho do esforço de adaptação dos nossos antepessados no aproveitamento da força motriz das águas para movimentarem os rodízios e estes as mós com que se moía o grão, sobretudo de milho.

Foi, pois, feliz o processo de requalificação do espaço e dos moinhos, num conjunto de cinco, um deles adaptado à confecção e cozedura do pão de milho. O espaço foi inaugurado em 20 de Maio de 2012.

Infelizmente, este é igualmente um bom (mau) exemplo de muitos investimentos similares, porque depois de cortada a fita da inauguração, o espaço cai no desmazelo e incúria e a falta de manutenção é notória, com a calçada já em degradação, bem como os postes da protecção lateral. É uma má imagem tanto para a Junta de Freguesia local como para o município pelo que neste aspecto só podem merecer nota negativa.

Também as margens da ribeira que alimentam por levada este conjunto ou carreira de moinhos, deveria ser limpa de vegetação em excesso.

À data da visita aproxima-se o final do verão pelo que a ribeira, que nasce a noroeste no monte da Senhora da Graça, tinha um caudal reduzido. Certamente que em tempos de inverno e com águas mais abuandantes o local terá outro impacto pois formam-se cascatas.

Será, pois, importante proceder ao arranjo dos elementos já degradados, que até constituiem perigo, e criar passagens junto às margens da ribeira para uma melhor experiência.

Um local e trecho muito bonitos mas a precisarem de cuidado e porventura de mais divulgação.