11 de setembro de 2023

Coretos pequeninos - A propósito


A propósito do poema que há pouco aqui publiquei com o tema do coreto pequenino, importará, creio, alguma explicação. De facto a inspiração surgiu da foto que acompanha o poema, com o pequeno e bonito coreto junto à capela de Nossa Senhora da Ribeira, na freguesia de Fajões, concelho de Oliveira de Azeméis, onde decorria a festa. Ali vazio, inútil, porventura a estorvar, e ao lado dois grandes e modernos palcos onde se exibiam alternadamente duas boas bandas de música, vizinhas, a de Fajões e a de Carregosa ( e que pena que raramente venham à nossa festa). 

Ao som da bem executada abertura da ópera Tannhäuser, de Richard Wagner. (1845) pela centenária Banda de Carregosa, não deixei de reflectir sobre essa situação que é sinal dos tempos. De facto há pelo país e mesmo pela nossa região centenas de bonitos coretos, outros nem por isso, abandonados à sua função e que agora não passam de inutilidades. 

No seu tempo foram feitos à medida das filarmónicas, então com pouco mais que uma dúzia de músicos ou um pouco mais se bem apertadinhos. Mas as bandas cresceram, duplicaram e até mesmo triplicaram em executantes e hoje em dia qualquer modesta banda tem meia centena de músicos. Ainda bem, digo eu, porque é sinal que apesar de ainda muito desconsideradas no seu papel, e facilmente preteridas numa qualquer festa por um vulgar cantor pimba e suas bailarinas, são um expoente da nossa melhor cultura e congregadores de comunidades. 

Recordo, da minha infância, e muitos se lembrarão, mesmo na nossa festa do Viso onde quase todos os anos se montavam dois pequenos coretos, em madeira, vindos da Casa da Quintão e da Casa do Sr. Gomes, onde se alojavam duas bandas de música que só por si compunham o programa musical da festa. O palco, para os ranchos e mais tarde para os conjuntos típicos, era um simples estrado em tábuas de madeira que se montava no próprio local. Só mais tarde é que começaram a surgir os palcos com estrutura metálica e cobertura em lona e de lá para cá, como os eucaliptos, vão crescendo em tamanho, em altura. Não sei onde irá parar tal crescimento e um dias destes no Viso será montado um palco mais alto que o velho sobreiro. Haja limites, até porque um palco enorme para acomodar um comediante ou um artista a solo ou alguém a pôr discos, acaba por ser despropositado.

Mesmo o actual coreto, construído pelo final dos anos 90, depressa se tornou atarracado e dispensado à sua função e já pouco serve. Qualquer cantorzeco pimba recusa ali actuar. Para um rancho é pequeno e obriga a montar o estrado que é complicado e trabalhoso e já nem sei se em condições. Para uma banda é igualmente pequeno, mas ainda capaz.  Está, pois,  ali como um mero ornamento, a precisar de pinturas e manutenção que se não fazem. 

Mas, nesse crescimento das bandas filarmónicas, naturalmente que os velhos e pequenos coretos deixaram de ser prestáveis e assim são dispensados da tarefa. Alguns, apesar do seu valor histórico e patrimonial, foram mesmo abaixo ou mudados para não estragarem os planos às comissões de festas para ali montarem enormes palcos, alguns que até chegam em camiões. Veja-se que mesmo em Guisande, na nossa festa do Viso, ainda o ano passado, para além do coreto sem qualquer função prática como atrás justificado, havia um palco enorme e, como se não bastasse, chegou ainda um enorme camião palco, dos Tekos, que se colocou à frente da capela pondo esta num plano secundário. Opções!

Nestas coisas não há contemplações: O tempo é feito de mudanças e com ele e com elas é deixado para trás tudo o que não serve nem se adequa. É inevitável e não há aqui qualquer surpresa mas apenas uma constatação e igualmente uma impotência para suster ou mudar seja o que for, porque a força do tempo é cósmica e não há como nos opormos a ela.

Em todo o caso, quanto aos coretos, mesmo que inúteis porque pequenos e inadapatados às modernas grandezas, importa que sejam conservados e valorizados, até porque os há como autênticas obras de arte. A destruição ou o abandono à ruína é que será mais lamentável que ficarem vazios sem o só-li-dó.