1 de junho de 2017

Para mim, na recta final

As próximas eleições autárquicas estão marcadas para o dia 1 de Outubro de 2017. Porque hoje é dia 1 de Junho,  estamos, pois, apenas a quatro meses de distância temporal das respectivas eleições. Após as mesmas, seguir-se-ão as consequentes tomadas de posse, terminando então os mandatos de todos os órgãos de poder local eleitos em 2013, incluindo o mandato da actual Junta da União das Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, por sua vez legitimado pelas eleições intercalares de 28 de Setembro de 2014.
Porque faço parte do actual executivo, na função de vogal, por conseguinte, várias pessoas, incluindo familiares e amigos, têm-me perguntado se vou ou não recandidatar-me. É natural a curiosidade, porque aos poucos, pelo país e pelo nosso concelho, começam já a definir-se candidatos e recandidatos. Todavia, e apesar de já o ter dito de forma escrita, pela parte que me toca, em resposta a quem agora o pergunta, reitero que não serei candidato nem recandidato a coisa nenhuma. Estou, pois, na recta final da minha função de cidadania.
Posto isto, a questão de se saber quem vai ou não corporizar as próximas listas concorrentes à Assembleia de Freguesia e consequentemente à Junta da União das Freguesias, seja pela lista do partido A, B ou C, é assunto que francamente já não me preocupará porque estarei de fora. Obviamente que reservarei a independência do meu voto e apoio formal ou informal a quem dos diferentes candidatos me merecer a maior confiança e que poderei ou não manifestar na altura adequada.
Que venham, pois, os próximos e que o povo faça a escolha conforme manda a democracia.

Américo Almeida