12 de julho de 2021

Cidadania e coninhas

Eu bem sei que a Escola moderna é mesmo moderna. Já não faz da religião disciplina obrigatória, por mais que esta promova valores fundamentais à dignidade da pessoa e da vida, mas tudo o resto tem cabimento, mesmo a questão da homossexualidade e derivados. Não tarda está a ensinar e a promover as relações sexuais entre pessoas e animais e disso promover orgulhosas paradas. Já faltou mais.

Daria pano para mangas este tema, mas é coisa para a qual já não há pachorra e mesmo com algum excesso de fundamentalismo, porventura terá alguma ou muita razão a Hungria, não tanto, parece-me, quanto à essência, mas quanto ao papel da Europa no sentido da uniformização imposta, já não só do sistema financeiro, económico e administrativo como quanto aos aspectos sociais e culturais. Parece que a diversidade só convém a certas agendas.

Se a Europa burocrata acha normal e motivo de orgulho um posicionamento de apanhar sabonetes, não me parece que o deva impor às diferentes sociedades que a compõem.

Adiante.

Seja como for, tem muito que se diga esta coisa da imposição curricular nas nossas escolas da disciplina obrigatória de cidadania. Afinal quem é que educa? Os pais, a família? Não! O Estado e os burocratas. Esses é que determinam os valores e as orientações dos nossos filhos. Nós, os pais, as famílias, só cá estamos para os manter, levá-los à escola, pagar as propinas e dar-lhes alojamento até aos 25 ou 30 antes de irem para o desemprego ou emigrarem se forem espertos.

Parece-me que a tal luta dos pais dos alunos de Famalicão, que têm recusado a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que lhes tem acarretado o chumbar de ano, é justa e tem todo o fundamento, mas também creio que acabará por ser uma luta inglória mesmo que o Tribunal lhes tenha dado razão parcial. 

As coisas vão neste sentido e já não se atalham de ânimo leve. Já será precisa uma revolução, mas não me parece, ainda, que isso possa acontecer pela simples razão de que já não os temos no sítio e estamos todos a ficar uns coninhas, ou lá o que isso queira dizer, porque à luz da nova Educação, o termo "coninhas" é inadequado, politicamente incorrecto e machista. Depois, tudo o que mexa nesse sentido de agitar as águas é segregado como de extrema direita. Por conseguinte, a ideologia já há muito que começou a ser imposta, e como aconteceu às extremistas, à esquerda ou à direita, sub-repticiamente, de mansinho, com sorrisos, enquanto o circo se monta. Andamos, pois, todos entretidos e guiados de olhos postos na cenoura.

Veremos no que isto vai dar! Por ora, vai na fase dos preliminares. Andamos todos distraídos a apanhar sabonetes no chão e o boião da vaselina já está a ser desenroscado.