23 de janeiro de 2022

A caminho de sei lá o quê


Dei comigo a pensar e a perguntar quantas pessoas residentes em Guisande terão falecido nos últimos 12 meses, isto é, num ano. E a resposta, mesmo que mais ou menos, terão sido umas 10 ou 12. Em sentido contrário, quantas crianças nasceram em Guisande nesse prazo? Confesso que não sei a resposta mas arrisco-me a dizer que eventualmente uma, duas ou mesmo nenhuma.

Não é preciso muito exercício para se pensar neste saldo negativo e perceber para onde é que ele nos leva inexoravelmente  enquanto comunidade. Obviamente que a uma redução da população e o seu envelhecimento. 

Todos sabemos que a baixa natalidade não só é um realidade nas pequenas aldeias do interior, como também nas zonas urbanas do litoral, das pequenas ás grandes cidades. Também não é um problema de Portugal mas da Europa em geral. 

Tratamos a baixa natalidade como um problema mas em rigor por si só não é problema algum. Só é problema à luz dos convencionalismos e modelos das sociedades modernas e ocidentais, em que se espera que uma boa parte da população seja jovem e activa de modo a suportar as outras partes, nomeadamente as que já atingiram a reforma. 

Ora é precisamente este modelo de sociedade e das suas exigências e padrões que acabam por concorrer em muito para a baixa natalidade. Para uma família, mesmo da classe média, ter um filho implica um enorme esforço financeiro durante pelo menos 25 anos, ou mesmo mais. Ora para cada filho a mais, o acréscimo é, naturalmente, proporcional. 

Os pais na sua maior parte investem as suas poucas poupanças na criação, educação e formação de um filho e assim, sem capacidade de realizar um pé-de-meia, arriscam-se a atingir a reforma depauperados e sem protecção, podendo a partir daí passar dificuldades. E na maior parte dos casos, o investimento feito a favor dos filhos, raramente tem retorno porque o modelo familiar tem-se vindo a erodir bem como os seus valores fundamentais. Estão, por isso, os lares a abarrotar e idosos a viverem sozinhos e abandonados por quem em primeiro lugar deles deveriam cuidar.

Posto isto, não surpreende que cada vez mais a opção de se ter um único filho seja adiada para tarde ou mesmo posta de parte. 

E não se pense que esta situação resulta apenas da velha desculpa de falta de apoios e políticas dos diferentes governos à natalidade. Também por aí, certamente, por fracas políticas ou falta delas, mas porque na realidade os padrões modernos estão formatados para isso e não há sistema que aguente um apoio efectivo e que faça a diferença de modo a inverter os gráficos. 

É estrutural mas também  cultural. De resto, veja-se, mesmo pensando em casos concretos à nossa volta em que casais supostamente com bons empregos, bons rendimentos e património, alguns até protegidos no emprego porque ligados ao funcionalismo público, tiveram ou têm apenas um filho, no máximo dois. E porque não tiveram mais? Por dificuldades económicas? No essencial porque não quiseram porque tal era um inconveniente do caraças, mesmo que o pudessem fazer sem problemas financeiros. Paradoxalmente, continuando a olhar ao perto, as poucas famílias que têm mais filhos, são aquelas que aparentemente são de origens mais humildes e sem as costas largas de patrimónios herdados ou de serem trabalhadores do Estado. Será apenas um paradoxo?

Em resumo, e sobre isto as opiniões serão diversas ou mesmo contrárias, as coisas estão neste pé porque desde há décadas que caminhamos nesse sentido, mesmo que com medidas avulsas, como no caso do município de Santa Maria da Feira ao decidir apoiar crianças durante e até aos 3 anos de idade, com um subsídio anual de, creio, 600 euros. Na prática, sendo uma ajuda, isso vai dar em nada no que toca ao incentivo concreto da natalidade e no final, daqui a uma década, se forem feitas contas, os números da natalidade no concelho pouco ou nada terão mudado e o normal será continuar a registar-se um decréscimo. Ninguém toma a opção de ter mais um filho exclusivamente pelo facto de poder receber 1800 euros em 3 anos.

Mas, face a esta realidade e contexto, vamos todos continuar a fazer de conta que isto há-de resolver-se, mesmo que a Segurança Social em breve se torne insustentável. Nem que se escancarem as portas a uma imigração sem critério para repormos os contadores e encher vilas e aldeias. E não faltam por aí Dons Sanchos com ares  e vontades de modernos povoadores. Com eles, até a aldeia de Drave voltará a latejar de gente nova.