24 de janeiro de 2022

O que é Nacional, é bom!

 


Quem nunca ouviu este slogan?  Certamente que quase todos, pelo menos os mais velhos.

Pois bem, esta marca, a "Nacional", tem já uma longa história, concretamente desde 1849 quando a raínha D. Maria II concede a João de Brito a autorização para a utilização da marca nos seus produtos. 

Volvidos 30 anos, em 1879, os herdeiros de João de Brito constituem a firma com o nome de Companhia Nacional de Moagem e nela os cereais começam a ser processados com diversas finalidades, como para massas alimentícias, bolachas mas também para rações de animais.

Mais tarde, num contexto político conturbado por uma nova república nascida em sangue, a firma muda de nome, para CIPC - Companhia Industrial de Portugal e Colónias, voltando a mudar, em 1986, após a adesão de Portugal à CEE, para a designação Nacional - Companhia Industrial de Transformação de Cereais, S.A. 

Posteriormente, em 1999, é adquirida pelo Grupo Amorim Lage, S.A. e já em 2005 o Grupo Amorim Lage sofre uma reestruturação e a empresa passa a designar-se de Cerealis Produtos Alimentares, S.A.

Em todo o seu percurso a expansão e inovação foram crescentes, numa constante adaptação às tecnologias de fabrico, necessidades e tendências de mercado, sempre com o lançamento de produtos inovadores e que, muitos deles, se tornaram emblemáticos.

A Nacional é, pois, uma marca de prestígio no nosso pequeno país, com produtos de qualidade, e remete-nos para memórias bem antigas, sobretudo as relacionadas às massas e às bolachas, no tempo em que estas eram vendidas a avulso. Ia-se à mercearia  e pedia-se cinco tostões de bolachas.

Muitas vezes consumimos um produto de uma marca antiga e não nos apercebemos da história que a mesma comporta e de todo um percurso de evolução.

Por tudo isto, muitas marcas e delas muitos produtos, fazem parte das nossas memórias, vivências e convivências colectivas.