24 de janeiro de 2022

Reversão da União de Freguesias

Tem estado a decorrer pela freguesia a recolha de assinaturas com vista à convocatória de uma Assembleia de Freguesia Extraordinária, de modo a iniciar o processo que, espera-se, volte a repor a freguesia de Guisande como uma única unidade administrativa.

Tenho sérias dúvidas que a coisa se venha a concretizar, não por vontade da população, mas eventualmente por engulhos, critérios apertados, obstáculos da lei ou de outras entidades, mas vamos pensar que vai ser possível e que a reversão interessa ao conjunto das quatro freguesias.

Seja como for, e nem poderia ser de outra forma, já assinei e dou os parabéns a quem está envolvido nesse processo, nomeadamente ao Celestino Sacramento.

Apesar de tudo, e apenas como um reparo, a coisa não começa bem, pois na introdução do documento, um pouco confusa, o nome da União está mal escrito, com a ordem das freguesias incorrecta.

Vai dar ao mesmo, certamente que sim, e muitos nem repararão, mas é um lapso que deveria ter sido evitado e revisto antes de ser posto em circulação.