23 de agosto de 2025

Nota de falecimento - Manuel Alves


Faleceu Manuel Alves, do lugar do Viso, com 93 anos. Nasceu em  21 de Agosto de 1932, no lugar de Estôze, filho natural de Ana Alves e de António José Henriques. 

Neto materno de Rufino Alves e de Margarida Alves. Neto paterno de António José Henriques e Joaquina da Costa.

Teve como padrinhos de baptismo Manuel Augusto Guedes, da Casa do Ferreiro - Leira e Maria da Conceição, de Casaldaça.

Entre nós conhecido como o Sr. Neca ou Nequita. Na freguesia de Guisande teve uma relevante acção cívica, tendo sido regedor no período anterior ao 25 de Abril de 1974 e presidente da Junta de Freguesia entre 1979 e 1989. Gostando-se, ou não do seu estilo enquanto presidente da Junta, certo é que a freguesia conheceu com ele um forte desenvolvimento, nomeadamente no que se refere a abertura de estradas, construção do novo cemitério, construção da sede da Junta, construção das pré-escolas da Igreja e Fornos, bem como bastantes outras obras, estando também ligado à construção do campo de futebol no Reguengo.

Comerciante, durante vários anos, nas décadas de 1970 e 1980 explorou a típica  mercearia no lugar de Casaldaça e depois no lugar do Viso, onde, conjuntamente com a esposa, confeccionava a tradicional e tão apreciada regueifa doce à moda de Guisande..

Deixa viúva a Sr.ª Tina (Delfina), a quem de modo particular deixamos os nossos sentidos sentimentos. Não teve filhos. Sentidos sentimentos à esposa e aos sobrinhos, particularmente aos que lhe eram mais próximos, filhos do seu cunhado Alberto.

Que Deus o tenha em sua companhia e em eterna paz!

-

Cerimónias fúnebres nesta Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2025, pelas 15:30 horas na igreja matriz de Guisande. No final irá a sepultar no cemitério local.

Missa de 7.º Dia a 30 de Agosto, Sábado, pelas 17:30 horas.