22 de outubro de 2021

E é assim...

E pronto, Guisande lá teve direito ao seu (sua) vogal da praxe no executivo da nova Junta. "Justo" prémio para a segunda freguesia onde o PS teve vitória. Ora no PSD, ora no PS, sempre pequeninos nesta grande União de Freguesias. Mas há quem se dê por satisfeito.

É verdade que eu próprio também fui vogal, mas isso apenas porque nas eleições intercalares de 2014 aceitei o alinhamento que já tinha sido previamente acordado nas eleições de 2013 (primeiras para a União de Freguesias), num critério de posicionamento pelo número de eleitores nas quatro freguesias constituintes. Obviamente que se concorresse a um mandato seguinte, o que declinei face à enorme decepção no modelo de gestão adoptado, só o aceitaria na condição de ocupar o cargo de tesoureiro ou secretário. Era mais que justa essa rotatividade.

Porventura, se isto for para continuar, mais vale que toda a freguesia em próximas eleições se reúna em torno de uma única lista independente e supra-partidária. É que, fazendo um simples exercício, se os votos reunidos em Guisande do PS, PSD, CDS, BE e CDU (e nem seriam necessários todos), mesmo não contando com um natural aumento da votação tendo em conta o objectivo comum, tal lista independente nestas eleições de 26 de Setembro teria elegido dois membros para a Assembleia de Freguesia, com o PS a eleger 6 e o PSD 5, sendo assim determinante na decisão de formação de Junta e podendo, naturalmente exigir um cargo de tesoureiro ou secretário, o que seria natural e justo.

Face a este continuada desconsideração para com a freguesia, que acreditei não acontecer neste novo ciclo, por motivos já antes expressos, será de se pensar nisso muito seriamente nas próximas eleições.

Mas há quem acredite no Pai Natal e, na sombrinha e ao fresco, sonhe que daqui a um ano ou dois a freguesia voltará a ter autonomia própria, e já se esteja a preparar para ser o seu putativo presidente, como se estas coisas de se ser presidente dependa apenas de vontade própria. Mas oxalá que sim! Oxalá que sim!