9 de agosto de 2018

Incêndios - Mais do mesmo

Abaixo, alguns títulos de meios de comunicação social, recentes ou mesmo com algum tempo, mas que de algum modo indiciam o que de há muito parece indesmentível, ou seja,  a origem criminosa da maior parte dos incêndios florestais em Portugal e por outro lado, face a essa realidade, a mão leve da justiça mesmo que só à ponta do iceberg.
Enquanto isso, depois das tragédias mortais do ano passado, depois de muita demagogia, muita limpeza, muita ameaça de multas, aumento dos meios de prevenção e combates e alterações nas estruturas da protecção civil, uma nova tragédia de dimensões absurdas, agora na região algarvia da serra de Monchique. E o Verão até tem estado muito ameno, com excepção dos picos de temperatura da semana passada.
Afinal o que mudou? Parece que pouco, porque desde logo parece-me e parecerá a quase toda a gente que o problema não está a ser atacado pela raiz, ou seja no combate à criminalidade, com investigação profunda e com aplicação efectiva de penas pesadas para os dados como culpados. Apesar disso, por um lado os juízes dão segundas oportunidades e votos de confiança e os nossos governantes politicamente correctos evitam abordar esta questão como seja ela de somenos importância. Enquanto assim for, será sempre mais fácil aplicar pesadas multas a proprietários, muitos deles sem recursos físicos e financeiros para fazerem as limpezas conforme determinadas.
É o que temos, pelo que este assunto dos incêndios continuará a ser mais do mesmo.

Um homem de 39 anos que ateou nove incêndios florestais entre os meses de agosto e novembro de 2016 em Águeda, foi condenado a quatro anos e nove meses de prisão, com pena suspensa.
[fonte: TVI]

Dois bombeiros da corporação de Alenquer foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de terem ateado 20 a 30 incêndios neste concelho do distrito de Lisboa, disse esta quinta-feira à agência Lusa fonte policial.
[fonte: Diário de Notícias]

Habitantes de Alcobaça não têm dúvidas que incêndio resultou de fogo posto 480 bombeiros combateram as chamas na localidade. 
[fonte: CM]


A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve no passado sábado, um homem que estava a atear fogo ao Parque Natural Sintra-Cascais. O idoso, de 78 anos, foi apanhado em flagrante delito, avançaram as autoridades em comunicado enviado às redações.
[fonte: Notícias ao Minuto]

Indícios de fogo posto em Pedrógão Grande Associação de Comandos dos Bombeiros de Portugal garante que há relatos que indiciam mão criminosa na tragédia.
[fonte: CM]

A GNR anunciou hoje a detenção de um jovem de 19 anos em flagrante delito por suspeita do crime de incêndio florestal no Juncal, concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria.
[fonte: CM]

O suspeito foi surpreendido por um grupo de pessoas cerca da meia-noite. O suspeito estava com um isqueiro na mão numa zona de pinhal perto de uma estrada. Os populares chamaram as autoridades que lhe deram ordem de detenção. Depois de ter passado a noite nos calabouços da GNR, o jovem foi ontem presente ao Tribunal de Viseu para interrogatório judicial. Entretanto, o caso foi entregue à Polícia Judiciária de Coimbra, que agora procede a investigações. No período de três dias, foi a quarta detenção de supostos incendiários ocorrida na região de Viseu. No entanto, segundo o CM apurou junto de fontes policiais, são várias as investigações em curso relacionadas com o crime de fogo posto, havendo também já vários suspeitos referenciados.
[fonte: CM]