18 de janeiro de 2020

Catequisando...

É algo desagradável, no mínimo, estar a participar numa missa constantemente perturbado por um grupo de adolescentes da Catequese. Sempre em burburinho, em risota, sem qualquer atenção. Acontece onde habitualmente participo na missa mas creio que, com raras excepções, o mal é quase geral.

Esta situação para além de desagradável, porque mais própria de um recreio de farra e festa, revela em muito a deficiente educação que vamos dando aos nossos filhos, quase sempre sem qualquer conduta de disciplina e respeito. Obviamente que depois tanto na Escola como mesmo na Catequese,  não se podem esperar milagres no que se refere a bons comportamentos e respeito. Mas é fruta da época e dos tempos e o que antes se disciplinava, por vezes com exagerado rigor, é certo, hoje é coisa de andar livre e à vontadex. 

Nestas circunstâncias, se pouco ou nada se pode fazer para disciplinar, pergunto a mim mesmo o que é que esta gente anda a fazer na Catequese. Pouco ou quase nada, obviamente. Eventualmente, e quase na generalidade, porque felizmente  há sempre  bons exemplos, andam contrariados, e dali pouco ou nenhum proveito sai, se não em religião, pelo que se vê, seguramente no aspecto cívico. 

Mas é fruta da época e no Inverno não se pode esperar colher cerejas.