7 de setembro de 2021

Mobilidades - Acessibilidades

Acima, situações algures no lugar de Fornos.

Logo no início do mandato em que integrei a Junta da União de Freguesias, em Janeiro de 2015 expus ao executivo um documento onde definia para Guisande um conjunto de obras, melhoramentos e iniciativas que a meu ver mereciam a intervenção e empenho da Junta durante o mandato, mesmo considerando que nem tudo seria possível executar devido à curta duração do mandato e aos constrangimentos orçamentais decorrentes dos compromissos herdados das anteriores Juntas, concretamente da Junta de Freguesia de Guisande.

Ora uma das acções prendia-se com a realização de alguns passeios públicos, incluindo a pavimentação de alguns que já estavam definidos com assentamento de guias bem como a requalificação de outros, nomeadamente na Rua de Fornos, de resto uma necessidade devido ao mau estado e mesmo correspondendo ao apelo de alguns moradores..

Certo é que apesar dessa minha intenção e insistência ao longo do mandato, de tudo quanto referenciei, pouco ou mesmo nada foi executado. Apenas a pavimentação de um troço de passeio na Rua S. Sebastião, no lugar do Outeiro e mesmo assim com relutância de quem presidia.

O mandato terminou e outro, com outros intervenientes mas com a mesma presidência, se seguiu e já estão praticamente decorridos esses quatros anos, e daqui a poucos dias teremos novas eleições.

Escusado será dizer que pelo menos em Guisande, da responsabilidade da Junta, nestes quatro anos volvidos nada se realizou nem melhorou e os ditos cujos passeios continuam na mesma, ou melhor dizendo, em pior estado, pois o tempo ajuda à degradação. E tanto se apregoa e regulamenta à volta da mobilidade e acessibilidades...

Pese esta situação de indiferença e desleixo do passado recente, os slogans eleitorais de fazer mais e melhor, com mais visão e melhor futuro estão na praça. É uma festa, em que todos participamos como inocentes  anjinhos numa comunhão solene!