20 de janeiro de 2023

COP Guisande - reunião

O COP - Comité Organizador Paroquial de Guisande, no âmbito da preparação das acções relacionadas à Jornada Mundial da Juventude - Lisboa 2023, realizou ontem, Quinta-Feira, 19 de Abril, pelas 20:30 horas, uma reunião de trabalho, a qual teve lugar no edifício do polo da sede da Junta de Freguesia.

O ponto de ordem era a análise e apresentação de propostas para angariação de famílias de acolhimento de jovens que nos visitarão na última semana de Julho deste ano, antes da Jornada, na semana seguinte e que decorrerá em Lisboa.

Ainda não há números de quantos jovens ficarão alocados em Guisande, até porque depende naturalmente da capacidade de alojamento, pelo que tudo está ainda numa fase preparatória. É certo que o nosso pároco já tem feito avisos no sentido das famílias que entendam reunir condições se voluntariarem para o acolhimento, mas na realidade, para além de uma ou outra situação, ainda não há casos concretos.

Neste contexto elaborou-se uma lista de cerca de quatro dezenas de famílias que em princípio poderão ter condições, disponibilidade e instalações, e de seguida o COP através de três ou quatro grupos farão os respectivos convites de forma pessoal, a par de uma melhor explicação dos requisitos e como é que se processará a estadia e a sua dinâmica. Sabe-se que será necessário garantir o alojamento de pelo menos dois jovens por família, por isso disponibilizar um quarto para dormidas, casa de banho para serviço e higiene pessoal e ainda garantir o pequeno almoço e o jantar. Durante o dia as famílias ficarão livres uma vez que os jovens irão participar no âmbito da Vigararia e Diocese em diversas acções preparatórias e de convívio no âmbito da JMJ.

É certo que o acolhimento implica naturalmente algum trabalho e responsabilidade, mas estamos certos que a nossa paróquia tem pelo menos meia centena de famílias com essas condições, pelo que em rigor, no geral essa disponibilidade dependerá, naturalmente, apenas da vontade das pessoas em partilhar esta experiência com jovens vindos de outros países e de outras culturas. Poderá ser enriquecedor para ambas as partes. Haja, pois, vontade e algum sentido de cidadania em colaborar com este evento internacional que vai marcar a realidade do nosso país neste Verão.

Entretanto, as famílias que entendam poder colaborar, podem dar o seu nome ao Grupo de Jovens ou no serviço da paróquia.