29 de agosto de 2023

Trail do Viso Guisande - 2023

O Guisande F.C. e a sua secção de trail running, com o apoio do município e da Junta de Freguesia, vai organizar uma prova de trail e caminhada, designada de Trail do Viso - Guisande.

Será no dia 29 de Outubro de 2023, no Monte do Viso, na parte da manhã.

De acordo com a organização, é um evento desportivo com duas vertentes, um Trail com cariz competitivo e uma Caminhada com cariz recreativo que permitirá aos participantes partir da Capela do Viso em Guisande.

Neste Trail e Caminhada podem participar atletas individuais ou atletas inscritos em qualquer associação do país, organizações populares ou escolas.

Em rigor é uma prova de atletismo na variante de corta-mato, a que modernamente se prefere designar de trail. Nestes moldes modernos será a primeira vez em Guisande, sendo que provas de atletismo já tiveram lugar na nossa freguesia, não sendo por isso novidades, então organizadas pelo Centro Cultural e Recreativo "O Despertar", sobretudo na década de 1980 e 90, tendo sido realizados pelo menos uma dúzia de provas, algumas delas com localização precisamente no Monte do Viso.

Na actualidade este tipo de provas, onde se paga para participar, são bastante populares e concorridas e quase todas as freguesias as promovem. É, pois, importante que a nossa freguesia também tenha a sua, pois é uma forma de mostrar as suas potencialidades e de incentivo à prática do desporto nesta modalidade de corrida.

Os pormenores e inscrições podem ser consultados e realizadas no endereço traildoviso.com.