14 de julho de 2018

Pequenas notas num dia de Julho com cara de Fevereiro

Pelos vistos, William Carvalho, médio do Sporting e da selecção nacional de futebol, que há anos que anda para ser transferido para colossos do futebol da Europa, afinal vai para perto, para o Bétis de Sevilha, salvo as devidas comparações, uma espécie de Paços de Ferreira do futebol espanhol.

- Com um Campeonato do Mundo transformado em campeonato da Europa, vai ganhar a França. Preferia que fosse a Inglaterra ou a Bélgica. Vou torcer pela Croácia, mas cheira-me que será mesmo para a França por mais que se torça o nariz à qualidade do seu futebol.

- E o presidente destituído quer voltar a ser presidente. Bruno de Carvalho parece que não aprendeu nada enquanto presidente do Sporting, ou então aprendeu mesmo bem para pretender voltar a ter acesso ao pote dos rebuçados. Vai voltar à carga. Faltará saber se ainda há 90% de sportinguistas, ou mesmo 30%, que voltem a dar-lhe a oportunidade de continuar na linha dos disparates de que não há memória no dirigismo desportivo lusitano. Há pequenos grandes déspotas que não têm emenda.

- Afinal, no Estado da Nação, percebemos que os eventuais problemas da geringonça, que vão agudizar nesta recta final, porque tanto o BE como o PCP não querem ser as locomotivas do sprinter António Costa Peter Sagan,  não está no travar, mas antes no desacelerar. Costa parece que aprendeu bem as regras de trânsito.

- Por cá, ainda não começou e já enfadonha de tanto ouvir falar da Viagem Medieval, de reis e rainhas, de pedros e inêses. Por mais que metam quadros da nossa História na coisa, prevalecerá sempre o festival da fêvera e do porco-no-espeto. Está-nos no sangue: Primeiro o estômago e só depois a sobremesa da cultura. Mas é um incontornável evento de ma$$as e isso é o que vale.

- Quase um ano depois das eleições de Outubro de 2017, as ruas da freguesia de Guisande receberam brigadas de corte que mais parecem brigadas de choque. Com tal ritmo e ligeireza na arte de roçar, toda a União de Freguesias será desbastada em dois meses, o que quer dizer que num ano poderemos ter seis rondas desta  "singular limpeza". Nada mal.

- Está no ar, este fim-de-semana, mais uma Mostra de Artesanato, a 16ª, em Lobão, uma organização do Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão, um dos poucos eventos de qualidade na nossa União de Freguesias. Artesanato, Gastronomia e Folclore são motivos de sobra para uma visita.